O VII Congresso Estadual, promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS) e a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) encerrou nesta sexta-feira com palestras de renomados nomes da área jurídica do país.

A primeira palestra, “O desafio institucional do MP na ordem constitucional”, foi realizada pela Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Maria Tereza Aina Sadek. A palestrante é colaboradora da Fundação Getúlio Vargas/RJ, pesquisadora sênior do Centro de Estudos e Pesquisas Judiciais (CEBEPEJ) e professora na USP.  A palestra da pesquisadora foi mediada pelo Procurador-Geral Adjunto Administrativo, Helton Fonseca Bernardes.

A segunda e última palestra do Congresso foi apresentada pelo Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Fábio André Guaragni e mediada pela Promotora de Justiça da Comarca de Dourados, Claudia Loureiro Ocariz Almirão. Com tema “Corrupção como ofensa à ordem econômica no quadro da Constituição Federal de 88”, o Procurador de Justiça discorreu acerca dos efeitos diretos e indiretos da corrupção em diversas frentes.

O VIII Congresso Estadual teve início na noite de quinta-feira (6/12) e contou a presença de diversas autoridades, dentre elas o Membro do Conselho Superior de Estudos Jurídicos da FIESP, Advogado Luiz Antônio Fleury Filho; o Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Roberto Livianu, Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção; o Secretário Municipal de Governo e Relações, Antônio Cezar Lacerda Alves; Defensora Pública e Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública de MS; Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, representando o Defensor Público-Geral Luciano Montalli.

A solenidade de abertura contou ainda com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul Paulo Cezar dos Passos, da Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva; do Corregedor-Geral em exercício, Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto; e do Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Lindomar Tiago Rodrigues.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: Raysa Lopes – estagiária/Jornalismo