A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), por meio de sua Diretora-Geral, Jaceguara Dantas da Silva, celebrou, nesta quinta-feira (13/12), acordo de cooperação com a Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS). O protocolo de intenções foi assinado no TCE-MS pelo Diretor-Geral da Escoex, Conselheiro Ronaldo Chadid.

O acordo tem o objetivo de promover a cooperação e o intercâmbio acadêmico, científico, técnico, cultural e interuniversitário, visando à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização discente, docente e técnica, bem como ao desenvolvimento institucional.

A cooperação consistirá ainda em desenvolver projetos de pesquisa conjuntos; realizar estudo para desenvolvimento de programas de pós-graduação ou pesquisas; promover o intercâmbio de pessoal docente, discente e técnico-administrativo; promover o intercâmbio de informação relativa a suas organizações, estruturas e funcionamento; realizar cursos, seminários e simpósios dos quais participem técnicos e docentes das instituições envolvidas; promover o intercâmbio de material bibliográfico, publicações, assim como sua adequada difusão por meio dos canais que tenham estabelecido.

De acordo com a Diretora-Geral da ESMP-MS, a cooperação entre as escolas proporcionará um avanço na qualidade dos serviços prestados por ambas as instituições para a sociedade:

“A sociedade tem muito a ganhar, pois à medida em que duas instituições de relevância como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, por meio de suas respectivas Escolas Superiores, se unem em um termo de cooperação, eu tenho certeza que a capacitação tanto dos membros quanto dos servidores de ambas as instituições será destinada ao cidadão sul-mato-grossense, que, por sua vez, terá muito a ganhar com essa qualificação maior dos serviços a serem prestados à sociedade”.

Já para o Diretor-Geral da Escoex, a parceria representa a troca de experiências entre duas grandes instituições de Mato Grosso do Sul:

“É uma alegria muito grande, já no final de 2018, celebrarmos esse termo de cooperação com a Escola Superior do Ministério Público. Entendemos que isolados fazemos menos e em parceria podemos avançar mais. E para mim é muito especial por ter sido integrante do Ministério Público por 25 anos, então a satisfação é maior ainda”.

O Conselheiro destacou ainda a atuação do Ministério Público no cenário brasileiro e a importância dessa cooperação para ambas as instituições:

“Acho que essa parceria é para a gente compartilhar experiências muito proveitosas. Nós, aqui no Tribunal de Contas do Estado, temos feito um trabalho muito intenso com a Escola e isso já tem trazido bons resultados. Nós buscamos, por meio dessa parceria, escutar, compartilhar da experiência do Ministério Público, que é uma instituição de grandeza no cenário jurídico brasileiro. E trazer para cá também essa expertise que a instituição do MP tem. Temos muito a compartilhar, pois, para poder enfrentarmos essas demandas existentes, as instituições devem caminhar juntas”, finalizou Ronaldo Chadid.

O Coordenador do DAEX e membro do Conselho Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, Antonio André David Medeiros, também esteve presente na assinatura do termo, além do Diretor-Geral do TCE-MS, Eduardo Dionizio dos Santos, auditores de controle externo, servidores e técnicos do referido Tribunal.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: Elizete Alves/ Jornalista-Assecom