Membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul prestigiaram nesta sexta-feira (15/2), o Workshop “Questões Institucionais”, promovido pela Escola Superior da Instituição. O evento é uma reunião de trabalho, entre o MPMS, o MPF, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público.

Compuseram à mesa de abertura o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos; a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Jaceguara Dantas da Silva; o Corregedor-Geral do MPMS, Marcos Martins Sottoriva; o Conselheiro Nacional do Ministério Público, Dermeval Farias Gomes Filho; o Procurador Regional da República, Vladimir Barros Aras; o Presidente da CONAMP, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; o Promotor de Justiça e Presidente da  ASMMP, Lindomar Tiago Rodrigues e a Procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul,  Fabíola Marquetti Sanches Rahim.

Antes do início das palestras, o Procurador-Geral de Justiça saudou todos os presentes e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Escola Superior do MPMS que vem possibilitando a elevação do patamar de capacitação dos membros e dos servidores, além de permitir melhor qualidade da atuação na Instituição. O Procurador-Geral destacou ainda, a importância do encontro para os Membros: “os debates de hoje interessam a todos nós do Ministério Público, pois é importante esses momentos em que nós nos reunimos para debater, discutir e aprender aquilo que acontece no Estado brasileiro”.

A Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva destacou a importância do evento para a capacitação de todos os Membros do MPMS: “O evento é uma oportunidade para discutirmos quais são os temas relevantes que têm pautado o Conselho Nacional, o que o órgão espera de nós, mas principalmente a oportunidade de estabelecer uma interlocução para colocarmos os nossos anseios, preocupações enquanto Membros do Ministério Público”.

O Presidente da ASMMP, Lindomar Tiago Rodrigues também parabenizou a atuação da Escola Superior em promover o workshop: “debater questões institucionais do Ministério Público nesse momento é uma oportunidade muito valiosa para todos nós, pois nós aprendemos que o Ministério Público avança à medida que novas perspectivas são colocadas para nós e o reposicionamento da Instituição no sistema de justiça é um exemplo disso”.

O Procurador Regional da República Vladimir Barros Aras, discorreu sobre “Análise do projeto de Lei Anticrime do Ministro da Justiça Sérgio Moro”, ao lado do Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, que atuou como mediador da palestra.

A segunda palestra “Questões institucionais: visão da CONAMP”, foi apresentada pelo Presidente da CONAMP, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto e mediada pelo Presidente da ASMMP, Lindomar Tiago.

Na parte da tarde, o Presidente Lindomar Tiago Rodrigues e o Vice-Presidente da ASMMP Romão Avila Milhan Junior entregaram a “Comenda de ordem do Mérito da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público”, instituída pela Diretoria Executiva, como marco dos 40 anos da fundação da referida Associação, destinando-se a homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços à associação e ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, receberam a Comenda o Presidente da CONAMP, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, a Promotora de Justiça e Presidente da ASMMP no biênio 2005 a 2007, Ana Lara Camargo de Castro e o Promotor de Justiça e Presidente da Associação no biênio 1986 a 1988, Gevair Ferreira Lima.

Em seguida, os convidados puderam assistir à palestra “Questões institucionais: visão do CNMP” apresentada pelos Conselheiros Nacionais do Ministério Público Marcelo Weitzel Rabello de Souza, Sebastião Vieira Caixeta e Dermeval Farias Gomes Filho.

A palestra foi mediada pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos e pela Promotora e Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP Ana Lara Camargo de Castro.

Fotos: Raysa Lopes e Nathália Rabelo/estagiárias-jornalismo