Ao completar um ano de criação, a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul comemora os avanços proporcionados aos membros e servidores do MPMS que participaram de diversos cursos de capacitação realizados pela ESMP-MS.

Este ano, a Escola Superior já realizou 13 cursos presenciais e 7 pela plataforma de Educação a Distância, que também merece destaque dada a grande procura de membros e servidores da Instituição em se profissionalizarem por meio da plataforma digital.  Em 2018, foram 20 cursos presenciais de qualificação profissional voltados para o público interno da Instituição e 6 eventos em parceria com outras instituições. Tais eventos foram responsáveis pela vinda de diversos palestrantes, deste Estado e de outras regiões do país, que trouxeram, através de suas experiências e expertise, conhecimentos que agregaram valor aos serviços prestados pelas pessoas que trabalham no Ministério Público Estadual.

Dentre os renomados profissionais que passaram pelo Ministério Público Estadual em 2018, para palestrarem sobre os mais diversos temas, destaca-se o Procurador da República e Coordenador da Força-Tarefa, Deltan Dallagnol, que ministrou a palestra “O Ministério Público nas Eleições de 2018”, durante o “Simpósio de Direito Eleitoral”, evento realizado pela ESMP-MS para o aperfeiçoamento da atuação das Promotorias Eleitorais de Mato Grosso do Sul.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação, a Diretora-Geral da ESMP-MS Jaceguara Dantas da Silva faz uma análise da existência da Escola no âmbito do Ministério Público e projeta as ações que serão realizadas a longo prazo.

Assecom: A ESMP-MS está completando 1 de ano de criação, com vários cursos e palestras realizados para membros e servidores. Qual avaliação a senhora faz da Escola neste primeiro ano?

Jaceguara Dantas: Havia uma expectativa muito grande dos componentes da Instituição, membros e servidores na criação da Escola Superior do Ministério Público. Trabalhamos muito para conseguirmos corresponder a esta expectativa, em especial, propiciando muitos cursos de capacitação nas diversas áreas de atuação, como também na formação humana, penso que conseguimos.

Assecom: Durante esse tempo, a Escola assinou acordos de cooperação com outras instituições (de pesquisa, serviços). Que avanços esses acordos trouxeram ou trarão para o público interno do MP?

Jaceguara Dantas: Estes termos de cooperação possibilitam a interlocução com outros Ministério Públicos e instituições afins, com troca de experiências e interfaces em cursos, eventos e, sobretudo, aproveitamento das expertises.

Assecom: Quais os desafios para a Escola daqui para frente?

Jaceguara Dantas: Realização de cursos de extensão, especialização e mestrado, além da concretização de termos de cooperação com instituições internacionais de ensino, que possibilitem aos membros e servidores um aprofundamento maior nos estudos e a convivência com experiências de outros países, que certamente irão redundar em oportunidade de reflexão e avanço ainda maior nas áreas de atuação dos integrantes do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Também se constitui objetivo a implementação da Revista da Escola, além de dar continuidade e aperfeiçoar ainda mais as atividades desenvolvidas conjuntamente com os Centros de Apoio Operacionais, de modo a contemplar todas as esferas de atuação da Instituição e dar prosseguimento à implementação do ensino a distância, que possibilita a racionalização de recurso e tempo.

Assecom: A Escola tem recebido muitos elogios, seja de membros ou servidores da Instituição ou até de pessoas de fora. A que a senhora atribui esse reconhecimento?

Jaceguara Dantas: Ao esforço de toda uma equipe, meus colegas e amigos, que aceitaram o instigante desafio de assumir comigo a Direção da Escola Superior do Ministério Público, o Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa, os  Promotores de Justiça Antonio André David de Medeiros, Paulo Cezar Zeni, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e George Zarour Cezar e ao apoio da Administração Superior como um todo, representado pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos; pelo Procurador-Geral Adjunto Jurídico Humberto de Matos Brittes; pela Procuradora-Geral Adjunta Nilza Gomes de Souza e também por todos os setores envolvidos: Chefe de Gabinete Alexandre Magno Benites de Lacerda, Secretária-Geral Bianka Karina Barros da Costa, Assessor do Procurador-Geral, Ricardo de Melo Alves, além dos demais colegas e servidores.

Assecom: Seria uma meta da Escola de Mato Grosso do Sul tornar-se referência para outras Escolas Superiores?

Jaceguara Dantas: Queremos fazer um trabalho de excelência para os membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o resto é mera consequência.