Visando à excelência da gestão institucional, bem como à eficiência dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Ministério Público Estadual, a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realizou mais um curso de aperfeiçoamento para membros e servidores da instituição.

O curso “Mapeamento e Gestão de Risco”, ministrado pela Auditora de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União Janaína Gonçalves Theodoro de Faria, abordou conceitos de gestão de risco; processos que envolvem desde a identificação à avaliação e tratamentos; controles internos; responsabilidade dos gestores e gerenciamento de continuidade de negócios.

Em dois dias e meio de curso, a auditora proporcionou aos membros e servidores do MPMS aulas dinâmicas e interativas de modo a capacitá-los para a aplicação das ferramentas de mapeamento de processos e gestão de risco no âmbito do Parquet.

Esta é a segunda vez que Janaína Gonçalves é convidada para palestrar para membros e servidores do MPMS. Para ela, é fundamental que vários setores da Instituição sejam capacitados para aperfeiçoarem ferramentas que melhorem a gestão do serviço realizado:

“A intenção é uma melhoria do sistema de governança de uma maneira geral e fazer com que as pessoas entendam que a gestão de risco faz parte dos processos administrativos da Instituição e com isso melhorar esses processos, além de aperfeiçoar a governança pública e fornecer ao gestor subsídio para a sua tomada de decisões. Cursos como estes, oferecidos pela Escola, são pontos focais que o Ministério Público pode utilizar para poder dar andamento a isso”.

Para o servidor João Antonio Billó, o curso proporcionou conhecimento para identificação de gargalos de produção que podem ser solucionados com técnicas adquiridas no curso como o mapeamento, a gestão de risco e os controles para a solução de eventuais problemas.

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom