A abertura oficial do 3º Encontro da Região do Cone Sul, promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), organizado pela Procuradora de Justiça e Diretora da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), Jaceguara Dantas da Silva, aconteceu nessa quinta-feira (15/8) em Naviraí.

Participaram da mesa de solenidade o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; o Corregedor-Geral do Ministério Público, Marcos Antonio Martins Sottoriva; a Diretora da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, o Presidente da ASMMP, Romão Avila Milhan Junior; a Defensora Pública da comarca de Naviraí, Solange Nobre Torres Jorge; o Capitão Marques do 12 º Batalhão da Policia Militar de Naviraí; e o Diretor da Unidade Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, Rogério Capote.

“Os tempos são duros, os tempos são difíceis. O tema da palestra de hoje não poderia ser mais feliz. Temos que ter ciência que não somos Dom Quixotes duelando contra moinhos de vento, porém, temos de ter unidade e não podemos jamais perder a capacidade de indignação, aliada ao sonho e à paixão que permeiam os Membros do Ministério Público. Fácil, não é, mas acima de tudo buscamos construir uma sociedade melhor”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, na abertura do evento que trouxe muita reflexão acerca do momento que hoje vive o Ministério Público brasileiro.

A Diretora da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), Jaceguara Dantas da Silva, lembrou aos Membros presentes “a necessidade de ter unidade e estratégia no Ministério Público em tempos tão difíceis”.

Com a temática “Desafios no Combate à Corrupção”, a palestra de abertura do Encontro Regional do Cone Sul teve a participação do Promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná Sandres Sponholz, que falou para Membros, autoridades locais, servidores e estudantes presentes. A plateia participou com perguntas ao palestrante. O Promotor de Justiça Daniel Pivaro Stadniky foi mediador da mesa.

Prestigiaram o evento o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico, Humberto de Matos Brittes; o Procurador de Justiça e Corregedor-Geral de Justiça Substituto, Antonio Siufi Neto;  o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Promotor de Justiça e Assessor Especial do PGJ, Paulo César Zeni; a Promotora de Justiça e Coordenadora do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Cristiane Mourão Leal Santos; a Diretora da GEBIO, Silvana Lima dos Santos; além dos Promotores de Justiça das comarcas que compõem o Cone Sul: Amambai, Batayporã, Caarapó, Ponta Porã, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaquirai, Itaporã, Ivinhema, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante e Sete Quedas.

Programação do encontro

Nesta sexta-feira (16/8), as atividades serão voltadas exclusivamente aos membros do MPMS. O Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, apresentará os projetos institucionais no período da manhã.

No período da tarde, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), representado pela Coordenadora e Promotora de Justiça, Cristiane Mourão Leal Santos, e o Coordenador do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), Promotor de Justiça e Assessor Especial do PGJ, Paulo César Zeni, vão expor o painel “Dialogando com a PGJ”.

O evento se encerrará com o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, com o Promotor de Justiça e Presidente da ASMMP, Romão Avila Milhan Junior, e com o Corregedor-Geral do Ministério Público, Marcos Antonio Martins Sottoriva, que abordarão sobre “Assuntos Institucionais”, mediados pelo Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda.

O 1º e 2º encontros foram realizados em Coxim e Três Lagoas, respectivamente. O próximo, acontecerá em Bonito no mês de setembro.

Texto: Waléria Leite – Assessora de comunicação/Jornalista