O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul comemora o Dia do Servidor Público com reflexões e palestras realizadas na Procuradoria-Geral de Justiça nesta segunda-feira (28/10), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS).

Participaram da mesa solene, o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), Jaceguara Dantas da Silva; o Presidente do Sindicato dos Servidores (SINSEMP), Vanduir Abadio Barbosa; e a Diretora do Núcleo de Implementação Estratégica para Práticas Integrativas e Complementares em Educação e Saúde de MS, Joseane Roque.

Em seu discurso, Paulo Cezar dos Passos fez uma reflexão sobre o crescimento do Ministério Público de Mato Groso do Sul e disse que todo o avanço é resultado do trabalho desenvolvido por cada servidor na Instituição. “Nesse dia faço uma reflexão no sentido do crescimento da nossa Instituição, do quanto se tornou significante para a sociedade, e acredito que o MP cresceu em função de estarmos servindo à população. Meu muito obrigado e parabéns a todos os servidores”.

A Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, desejou a todos um feliz evento e frisou a importância de os servidores ficarem atentos à própria saúde e ao conhecimento. “As palestras vão orientar os servidores quanto à necessidade de buscar uma qualidade de vida no seu ambiente de trabalho”, ressaltou.

O Presidente do SINSEMP parabenizou cada funcionário por mais um ano de dedicação ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e, por consequência, à sociedade. Vanduir reiterou ainda o compromisso de trabalhar para a valorização de cada servidor.

O Procurador-Geral de Justiça recebeu das mãos da Embaixadora Universal da Paz, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, certificado de Honra ao Mérito Amigo da Paz em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos na promoção da cultura e da paz.

Dando sequência ao evento, teve início a palestra de Joseane Roque, que discorreu sobre: “A eficácia das práticas integrativas e complementares no tratamento da síndrome do esgotamento profissional: cuidado e autocuidado”. Na sequência, Juliane Penteado Santana, especialista em Direito Previdenciário, falou aos servidores sobre: “Planejamento da Aposentadoria para servidores públicos estaduais”.

No período da tarde, foi a vez de Alexandre Figueiredo de Araújo, Policial Rodoviário Federal, que discorreu sobre: “Como ser o comandante e estar no controle de suas finanças”.

Texto: Waléria Leite – Assessora de Comunicação/Jornalista

Fotos: Elizete Alves/ Raysa Lopes/ Nathália Rabelo