Apresentados na manhã desta quinta-feira (5/12), durante o IX Congresso Estadual do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, os Projetos Paralelas – Traçando Novos Caminhos; Família Acolhedora e Proceve são finalistas ao Prêmio Roberto Lira 2019.

Instituído pela ASMMP, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o Prêmio Roberto Lira 2019 busca valorizar projetos bem-sucedidos, desenvolvidos por integrantes da Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público (ASMMP), com o objetivo de reconhecer a excelência das iniciativas visando ao aperfeiçoamento da atuação dos Membros do Ministério Público.

Dentre os projetos apresentados, cinco obtiveram maior avaliação, sendo eles: Compartilhe o Natal; Família Acolhedora; Implementação do Núcleo de Prática Ambiental; Paralelas - Traçando Novos Caminhos; e Proceve.

No total, foram avaliados pela Comissão Julgadora 29 projetos inscritos no certame, com base nos seguintes critérios: criatividade e inovação, alcance social/resultado, eficiência, facilidade de implementação e exportabilidade.

Fizeram parte da Comissão Julgadora: o Promotor de Justiça e Presidente da ASMMP, Romão Ávila Milhan Junior; o Promotor de Justiça, Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; o Promotor de Justiça e Presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Pedro Ivo de Sousa; o Procurador de Justiça aposentado José Carlos de Oliveira Robaldo; o representante do Sebrae/MS, Luiz Aurélio Adler Ralho; o representante da FIEMS, Cláudio Jacinto Alves; e a representante da Famasul, Mariana Adalgiza Gilberti Urt.

Durante o evento, os Membros finalistas ao Prêmio Roberto Lira tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos a todos os participantes do congresso. Na ocasião, a Promotora de Justiça da comarca de Chapadão do Sul Fernanda Proença de Azambuja apresentou o Projeto Paralelas – Traçando Novos Caminhos.

Na sequência, o Promotor de Justiça da comarca de Dourados Luiz Gustavo Camacho Terçariol apresentou o Projeto Família Acolhedora.

E por fim, o Procurador de Justiça Sergio Fernando Raimundo Harfouche explicou sobre o Projeto Proceve.

Texto: Elizete Alves/jornalista - Assecom