O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Faind (Faculdade Intercultural Indígena) retomaram as atividades do curso de extensão em Antropologia e Políticas Públicas para a Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes Indígenas nesta sexta-feira (18/2) em Dourados/MS.

O curso é fruto do convênio firmado entre a Escola Superior do MPMS e a Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por intermédio da Faind, que estava suspenso em virtude da pandemia da covid-19.

A aula inaugural ocorreu no auditório da Escola Estadual Presidente Vargas. Na ocasião, foi abordado o tema “Concepção, gestação e parto e suas implicações para a construção da pessoa kaiowá e guarani”, ministrado pelo seguinte corpo docente: Prof. Dr. Eliel Benites, atual diretor da Faind; Prof.ª Silvana Jesus do Nascimento, coordenadora do curso de extensão; Prof.ª Me. Mariana da Silva Pereira, doutoranda em antropologia pela UNB; Prof.ª Dr.ª Cátia Paranhos Martins, da FCH/UFGD; e o Prof. Dr. Levi Marques Pereira, da Faind/UFGD.

Vale lembrar que a proposta inovadora é de iniciativa do Promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol, titular da 17ª Promotoria de Justiça de Dourados, sendo voltada para profissionais da Rede de Proteção Social à Criança e ao Adolescente que atuam em órgãos públicos ou governamentais no atendimento de comunidades indígenas. Mais especificamente, destina-se aos Conselhos Tutelares, aos Serviços de Acolhimento Familiar e Institucional, às equipes socioassistenciais do Ministério Público e do Judiciário, e ainda aos trabalhadores da Rede SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social) e indigenistas da Funai.

O curso de extensão abordará os seguintes tópicos no conteúdo programático: Criança e infância: aspectos antropológicos, psicossociais, jurídicos e históricos; Família e parentesco: aspectos antropológicos, psicossociais, jurídicos e históricos; Marco normativo para atuação da rede de proteção; Metodologia de trabalho com indígenas e suas crianças; Problemas e desafios para a proteção das crianças indígenas.

Ao final da capacitação, a Escola Superior do MPMS emitirá o certificado de conclusão em conjunto com a Faind/UFGD.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista - Assecom MPMS