Na manhã desta quarta-feira (6/4), teve início o simpósio “Dinâmica dos Crimes Violentos e a Estratégia do Estado para Enfrentamento”, promovido pela ESMP-MS (Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul), pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul).

O evento acontece durante três dias no Auditório da Adepol/MS (Associação dos Delegados de Polícia Civil) e é voltado aos membros do MPMS, magistrados do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e servidores da área de segurança pública.

Compuseram a mesa solene de abertura do simpósio o Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf, representando o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS, Antonio Carlos Videira; o Secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco; o Diretor-Geral da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fábio Ianni Goldfinger; o Presidente da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público), Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior; o Promotor de Justiça e Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Élcio Félix D’Angelo; o Presidente da Escolagov, Antonio José Angelo Motti; o Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado, Roberto Gurgel de Oliveira Filho; a Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, Aline Sinnot; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Paulo Gimenez; e o Presidente do Coisec (Conselho Institucional de Segurança de Campo Grande), Tenente Coronel Claudemir de Melo Domingos Braz.

Em sua fala, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, agradeceu aos membros do Ministério Público Estadual o apoio na realização do evento e destacou a competência dos palestrantes que durante os três dias de simpósio vão contribuir com o aprimoramento da atuação na área de segurança pública.

O Diretor-Geral da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fábio Ianni Goldfinger, ressaltou o apoio do Procurador-Geral de Justiça na realização dos eventos da Escola e falou sobre a atuação do Ministério Público Estadual na esfera criminal e na garantia da segurança do cidadão. Ele agradeceu a todos os presentes e aos palestrantes que vão colaborar com a troca de experiências e de conhecimentos.

Na oportunidade, todos os integrantes da mesa solene foram homenageados com uma placa.

Palestras

A abertura do simpósio contou com a palestra inaugural proferida pelo agente da Delegacia de Inquéritos Especiais da Polícia Federal (DELEINQUE/DRCOR/SR/DF) Ricardo Matias Rodrigues que abordou o tema “Crimes violentos contra o patrimônio no Brasil”.

Em seguida, o Cel. Franco Alan da Silva Amorim, Diretor de Inteligência da Polícia Militar do MS, palestrou sobre “A atuação do sistema de inteligência da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul frente aos crimes violentos contra o patrimônio”.

À tarde, a programação seguiu com a palestra do Delegado Titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros, Unidade Tática da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (Garras), Fabio Peró Correa Paes, que abordará a “Evolução doutrinária do Garras/PCMS e a coleta de evidências para investigação e repressão nos crimes violentos contra o patrimônio - estudo do caso de tentativa de furto/roubo no Seret/Banco do Brasil”.

Na sequência, o tema “Cooperação interagências no enfrentamento aos grupos criminosos violentos” foi abordado pelo Promotor de Justiça do MPMS e Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Elcio Felix D’Angelo.

O Simpósio “Dinâmica dos Crimes Violentos e a Estratégia do Estado para Enfrentamento” vai até sexta-feira (8/4) e conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, da ASMMP, do Coisec, dos Fesp (Fóruns Estaduais de Segurança Pública), da Alpha Bravo Brasil, da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e do Tribunal de Justiça de MS.

Confira a programação completa do evento aqui.

Confira as fotos da abertura do simpósio aqui.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista - Assecom MPMS