O Simpósio “Dinâmica dos Crimes Violentos e a Estratégia do Estado para Enfrentamento” encerrou nesta sexta-feira (8/4) com a palestra sobre “O atirador designado: aspectos estratégicos da atuação e o emprego por unidades policiais”, ministrada pelo cabo da Polícia Militar de São Paulo Marcos Roberto Sibinelli, integrante da Força-Tarefa International Coordination for Strategic Enforcement Center (ICSEC).

O evento foi promovido pela ESMP-MS (Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul), pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul).

A programação desta sexta-feira teve início com a palestra do capitão da Polícia Militar do Paraná Gilberto Kummer Júnior, integrante da Coordenação-Geral de Combate ao Crime Organizado da Diretoria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DIOP/MJSP), que abordou a “Memória institucional: independência ou morte!”

À tarde, foi a vez do capitão Érico de Carvalho, da PM da Bahia, coordenador de inteligência do Comando de Policiamento Especializado da Bahia (CPE/BA), falar sobre “Artefatos explosivos utilizados nos crimes contra o patrimônio: evolução e assinatura”.

Em seguida, o tenente-coronel Lucélio Ferreira Martins Faria França, da PM de Mato Grosso, comandante da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar de Mato Grosso, 2º Comando Regional (CIPM/2°CR), ministrar palestra com o tema “Qual é a sua responsabilidade em um roubo a banco?”

O Promotor de Justiça e Oficial da Reserva do Exército Brasileiro Élcio Félix D’Angelo compôs a mesa de encerramento e agradeceu a presença de todos os membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, magistrados do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e servidores da área de segurança pública no evento. Ele também fez um elogio especial a todos os palestrantes que contribuíram para a troca de experiências e de conhecimentos.

Ao final das apresentações o público pôde participar com perguntas e sugestões sobre os temas abordados. Foram entregues homenagens a todos os envolvidos na realização do simpósio.

Confira as fotos do evento aqui.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista - Assecom MPMS