A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) realiza nesta quinta (23.6) e sexta-feira (24.6), a 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP), do ano de 2022, na Capital.

O evento aconteceu de forma híbrida, para atender aos membros e servidores que não tiveram a oportunidade de comparecer presencialmente. No primeiro dia do evento, o Diretor-Geral da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fábio Ianni Goldfinger, apresentou a sede da Escola Superior do MPMS aos representantes dos Ministérios Públicos do Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Pará, Paraná, Pernambuco e Tocantins.

Estavam presentes os conselheiros deliberativos da ESMP-MS, o Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa; o Promotor de Justiça George Zarour Cezar; e a Promotora de Justiça Cláudia Loureiro Ocáriz Almirão (participante on-line), além dos servidores: Bruna Natielly Dutra Santana, Joana Maria Diedrich, Karla Karoline Assumpção Cavalcante Nery e Thyago Vieira Gonçalves.

Na oportunidade, Fábio Goldfinger agradeceu a presença de todos e fez uma breve explanação, apresentando uma linha do tempo com a trajetória da Escola e suas especificidades, desde sua criação em outubro de 2015, até o trabalho realizado com o Núcleo de Educação a Distância (EAD), ferramentas de gestão, OKRs, formação de estagiários, biblioteca digital, entre outras atividades desenvolvidas na Escola do MPMS.

O Presidente do CDEMP, Eduardo Augusto Salomão Cambi, fez uso da palavra agradecendo a recepção. “Esse é um momento muito importante para que todos nós presentes a essa reunião, possam conhecer não só a estrutura física, os servidores, mas entendermos sobre a concepção de educação do MPMS, e certamente temos muito a contribuir com as experiências que trazemos dos nossos Estados”.

Os presentes puderam tirar dúvidas e dividir particularidades de cada instituição. Os convidados encerraram a quinta-feira visitando o Bioparque Pantanal, onde conheceram o complexo com a maior diversidade de peixes de água doce do mundo, em especial as espécies do Pantanal.

Encerramento: 24 de junho

A reunião teve início às 9h30 e foi conduzida pelo Presidente do CDEMP, Eduardo Augusto Salomão Cambi.

Além do Diretor Fábio Ianni Goldfinger e os Conselheiros da ESMP-MS, participaram da reunião o Conselheiro Nacional do Ministério Público e Procurador de Justiça do MPMS, Paulo Cezar dos Passos; o Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Ávila Milhan Junior; e membros e palestrantes convidados: Promotor de Justiça do MPES, Hermes Zaneti Júnior e o Procurador de Justiça do MPRS, Paulo Valério Dal Pai Moraes.

Durante a reunião, foi apresentado o programa de treinamento permanente em autocomposição para o Ministério Público brasileiro; o Convênio CNMP; as Jornadas Nacionais do CDEMP/ENAMP, eventos integrados; a Revista Jurídica do Ministério Público brasileiro; Congresso Nacional do CDEMP/ENAMP, além de assuntos gerais.

No período da tarde, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a palestra do Promotor de Justiça do MPES, Hermes Zaneti Júnior, do Procurador de Justiça do MPRS, Paulo Valério Dal Pai Moraes e do Conselheiro do CNMP e Procurador de Justiça do MPMS, Paulo Cezar dos Passos.

Confira as fotos do evento aqui.

Texto e Fotos: Waléria Leite/jornalista - Assecom MPMS