A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), em parceria com o Núcleo Eleitoral do MPMS, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH) e a Procuradoria da República no MS, promoveu nesta sexta-feira (29/7) o evento “Mulheres na política: conhecendo seus direitos”.

A mesa solene foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; pelo Coordenador do CAODH, Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior; pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto; pelo Diretor-Geral da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger; pelo Procurador Regional Eleitoral Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves; e pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior.

O Diretor-Geral da ESMP-MS, Fabio Ianni Goldfinger, agradeceu a presença de todos e parabenizou o Promotor de Justiça do Núcleo Eleitoral do MPMS, Moisés Casarotto, pelo apoio na organização do evento.

Em sua fala, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, destacou a importância de incentivar a participação das mulheres na política e do foco de atuação do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE), do qual é Presidente, nas eleições de 2022.

Por sua vez, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, reforçou que, mesmo a “passos curtos e evoluindo tempo a tempo, o público feminino tem se esmerado e trabalhado no sentido de garantir seu papel na sociedade e na vida política”.

Palestras

Com o tema “Direitos das mulheres candidatas nas diversas etapas do processo eleitoral”, o Promotor de Justiça do Núcleo Eleitoral do MPMS, Moisés Casarotto, ministrou a palestra de abertura do evento. A mediação ficou a cargo da Promotora de Justiça Bianka Machado Arruda Mendes, titular da 3ª Promotoria de Justiça da comarca de Sidrolândia.

Em seguida, a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Luciana Fernandes de Freitas falou sobre “Instrumentos de prevenção e repressão da violência política contra a mulher”. A Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, titular da 72ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, atuou como mediadora do tema.

O evento foi direcionado aos membros, servidores, estagiários do MPMS e ao público externo, notadamente mulheres pré-candidatas e suas entidades representativas.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasques/jornalista Assecom MPMS