Os Promotores de Justiça Substitutos aprovados no XXVIII Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul concluíram, nesta sexta-feira (2/9), o curso para Formação, Adaptação e Capacitação dos Promotores de Justiça em Estágio Probatório.

Promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça, pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) e pela Corregedoria-Geral do MPMS, o curso teve como objetivo a formação ética, humanitária e profissional dos Promotores Substitutos no MPMS, bem como a preocupação com o exercício probo das funções da Instituição.

Ao todo, foram aplicados 18 meses de curso de formação, com carga horária de 371 horas e 30 minutos de capacitações realizadas no período de 1º de março de 2021 a 26 de agosto de 2022. Todos os Promotores de Justiça em estágio probatório atingiram o requisito de participação efetiva.

Discursos

Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, parabenizou e desejou sucesso aos concluintes do curso de formação, enaltecendo a programação de cursos e capacitações oferecida pela ESMP-MS e Corregedoria aos Promotores Substitutos: “Hoje os senhores concluem uma etapa muito importante na carreira, sendo os primeiros a participarem e concluírem um modelo de curso de formação implementado pela Resolução  nº 39/2020-PGJ, de 6 outubro de 2020, que inovou com métodos, conteúdo, técnicas e atividades que contribuirão para atuação de vocês ao longo dos anos. Parabéns pela dedicação e por escolherem o Ministério Público do Mato Grosso do Sul”.

O Corregedor-Geral do MPMS, Silvio Cesar Maluf, elogiou a organização da Escola Superior do MPMS: “é uma experiência inovadora do MPMS e eu posso testemunhar como Corregedor a concretude de tudo aquilo que vem sendo desempenhado neste curso. Foi um curso longo que trouxe vivência e muita informação para os senhores”.

Por sua vez, o Promotor de Justiça e Diretor da ESMP-MS, Fabio Ianni Goldfinger, agradeceu pelo apoio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral do MPMS para a realização do programa voltado à capacitação dos Promotores Substitutos. Na ocasião, o Diretor da ESMP-MS apresentou o relatório com todos os cursos presenciais e on-line, o desempenho e participação dos novos membros durante os 18 meses de capacitação e, por fim, parabenizou todos os membros concluintes.

O Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Avila Milhan Junior, ressaltou a metodologia. “Gostaria de parabenizar este legado que vai ser deixado ao Ministério Público. Muitos de nós não tivemos a oportunidade de ter uma experiência como essa que vocês tiveram. É um modelo inovador de curso de formação que está sendo repassado para outros Ministérios Públicos, devido ao brilhantismo com que ele foi conduzido. Parabéns a todos que foram responsáveis pela formação dos novos Promotores de Justiça”.

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista - Assecom MPMS