A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) realizou, nesta quinta-feira (9/3), o curso “Revitimização da mulher em debate - Protocolo CNJ”, transmitido ao vivo por meio do ambiente virtual da ESMP-MS.

A abertura da capacitação foi realizada pela integrante do Conselho Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, Promotora de Justiça Claudia Loureiro Ocariz Almirão. Já os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadora Adjunta do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEViD), Promotora de Justiça Aline Mendes Franco; e pela Coordenadora do Núcleo da Cidadania (NUCI), Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres.

O curso, direcionado para membros, servidores e estagiários do MPMS, foi ministrado pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Thiago André Pierebom de Ávila, titular da 2ª Promotora de Justiça de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Brasília; e pela Professora do Departamento de Direito Público e do Programa de Mestrado da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP), Fabiana Cristina Severi.

A Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em Mato Grosso do Sul, Helena Alice Machado Coelho, abordou o tema “Enfrentamento à revitimização feminina durante audiências judiciais: reflexões sobre a intervenção da área de violência doméstica e de família”.

A capacitação contou com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH) e do NEViD.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS