Nesta sexta-feira (17), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), promoveu o curso “Os Sabores do Envelhecimento”, em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, das Pessoas com Deficiência, das Pessoas Idosas e dos Direitos Humanos (CAODH).

Na abertura, o Diretor-Geral da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fábio Ianni Goldfinger, destacou a importância de discutir o envelhecimento e os direitos da população idosa. “Falar do envelhecimento é muito saudável, porque é bom estarmos sempre discutindo sobre como envelhecer melhor. O MPMS tem um papel fundamental na garantia do direito de envelhecer com dignidade e com todos os outros direitos que cercam as pessoas idosas”.

O curso foi ministrado pela psicóloga e presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa (CEDPI/MS), Irma Macário, que ressaltou que o envelhecimento é uma realidade universal, atingindo todas as pessoas, em todos os contextos sociais, e que, por isso, exige uma discussão aprofundada e políticas públicas efetivas. “É muito importante falar sobre um tema que diz respeito a todos nós. Todos nós vamos envelhecer, e envelhecer é um direito. Precisamos garantir que esse direito seja exercido com qualidade de vida”.

A palestrante destacou que o envelhecimento é um processo universal e inevitável, que atinge todas as pessoas, inclusive a população privada de liberdade, muitas vezes invisibilizada nas políticas públicas. Foram abordados os impactos das desigualdades sociais, da violência, da alimentação precária e do sofrimento emocional na qualidade de vida das pessoas idosas.

Com base em dados do IBGE, foi alertado que o Brasil está envelhecendo rapidamente, com mais de 16% da população acima dos 60 anos. Diante desse cenário, a psicóloga reforçou a urgência de políticas públicas que garantam dignidade, autonomia e combate ao preconceito etário, defendendo que envelhecer é um direito e deve ser vivido com plenitude e respeito.

A iniciativa reafirma o compromisso do MPMS e de sua Escola Superior, com a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, assegurando um envelhecimento pautado na dignidade, na segurança e na qualidade de vida.

Texto: Maurício Aguiar
Foto: Printscreen
Revisão: Rejane Sena