A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH) deu continuidade, na manhã desta sexta-feira (18/11), às palestras em alusão aos 16 dias de ativismo, com o tema “A Violência de Gênero e Antirracismo”.

A mesa solene de abertura foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e composta pela Coordenadora do Núcleo da Cidadania (NUCI), Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres; pela Coordenadora Adjunta do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), Promotora de Justiça Aline Mendes Franco; e pelo Conselheiro Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa.

A primeira palestra da manhã, foi ministrada pela advogada e membro do Conselho Deliberativo do Instituto do Advogados de Santa Catarina (IASC), Tammy Fortunato, abordando “Nuances da Violência de Gênero”. Participaram como mediadores a Promotora de Justiça Aline Mendes Franco e o Procurador de Justiça Evaldo Borges da Costa.

De Brasília, o Coordenador do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), Helbert Pitorra, fez uma breve apresentação sobre as políticas institucionais antirracismo.

O Diretor da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fábio Ianni Golfinger, deu sequência anunciando a segunda palestra, “Antirracismo e Políticas Institucionais”, proferida pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios Fábio Esteves. Como mediadores participaram o Coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER), Promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira, e o Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa, que abriram os microfones para a participação do público.

 

Fotos e texto: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MS