A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange) e a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), realizaram, na tarde de sexta-feira (3/2), o primeiro workshop “Laboratório de Liderança” do ano de 2023, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande.

A solenidade de abertura foi realizada pelo Procurador-Geral Adjunto Institucional e Conselheiro Administrativo-Consultivo da (ESMP-MS), Paulo César Zeni, que agradeceu a presença dos membros, servidores, estagiários e terceirizados da comarca de Campo Grande. “O objetivo é capacitar e multiplicar líderes, além de trazer autoconhecimento para o âmbito do nosso Ministério Público”, afirmou Paulo Zeni.

A capacitação foi ministrada pela Analista de Perfil Comportamental e Diretora da Seplange, Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, e pelo Analista de Perfil Comportamental e Técnico II, Wagner Carstens Marques de Sousa, em que abordaram os seguintes temas: autorresponsabilidade, inteligência emocional, autoliderança, perfis comportamentais, comunicação assertiva, empatia, trabalho em equipe, propósito, entre outros.

Os 30 participantes inscritos tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas em grupo e individuais, além de ouvirem depoimentos dos colegas presentes.

Finalizando, o Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, comentou sobre a importância de capacitações como o “Laboratório de Liderança”, onde cada participante pode perceber “o quanto podemos transformar o Ministério Público, pois não é mudando uma resolução ou uma estrutura administrativa que vamos mudar o departamento ou o setor. O que faz a transformação é a mudança de cada um, a forma como cada um se enxerga”. Ishikawa afirmou, ainda, que “o objetivo é uma mudança de comportamento, de reconhecimento e da forma de olharmos para o dia a dia no nosso Ministério Público”.

 

Texto e fotos: Waléria Leite/Jornalismo Assecom 2023