Detecção de Fraudes em Contratações da Administração Pública
2 e 3 de agosto de 2018 (carga horária 16h)
OBJETIVO GERAL:
Debater as principais tipologias de fraudes em processos licitatórios e as técnicas de detecção e prevenção.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Capacitar os participantes acerca das normas e procedimentos atinentes à matéria;
Realçar a relevância dos mecanismos de detecção de fraudes em licitação, assim como auxiliar na melhoria do desempenho da Administração Pública, por meio do aprimoramento dos controles internos da área investigada;
Demonstrar as principais tipologias de fraudes em processos licitatórios, com base na jurisprudência do Tribunal de Contas da União e Tribunais Superiores;
Apresentar as principais técnicas utilizadas na identificação de fraudes e cuidados necessários no emprego dessas técnicas (exame documental, inspeção física, circularização, indagação oral ou escrita, revisão analítica, etc.);
Fornecer subsídio aos participantes para adquirir ou aprimorar técnicas de detecção de fraudes em licitação (checklist, roteiros de verificação, procedimentos de auditoria, modelos de relatório, etc.)
Tipo:
Presencial
Período:
02/08/2018
Público-alvo:
Servidores dos setores de Licitações, Compras, Contratos, Auditoria Interna, DAEX, CI, GECOC e GAECO
Local:
Sala do Colégio de Procuradores de Justiças desta PGJ