Começou nesta quinta-feira (2/8), o curso “Detecção de Fraudes em Contratações da Administração Pública” promovido pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e voltado para servidores que atuam nos setores de Licitações, Compras, Contratos, Auditoria Interna, Procuradoria-Geral Administrativa, Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução - DAEX, Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação - CI, Grupo Especial de Combate à Corrupção - GECOC e Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado - GAECO.

Na abertura do evento, o Promotor de Justiça e Membro Conselho Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, representando a Diretora-Geral Jaceguara Dantas da Silva, cumprimentou todos os servidores convocados e aproveitou para reforçar o compromisso da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul em capacitar membros e servidores para que desempenhem um serviço de qualidade em benefício da sociedade:

“Gostaria de fazer um destaque ao Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos que desde o início da Escola Superior, tem dado apoio irrestrito em todos os cursos que foram e serão realizados pela Escola. Estamos vendo a quantidade e o nível de cursos que são oferecidos, tanto para membros quanto para servidores. Então verifica-se que estamos dando um salto, e é por isso que precisamos de capacitação para melhorarmos cada vez mais os nossos trabalhos”, destacou o Promotor de Justiça.

O Promotor de Justiça Paulo Ishikawa agradeceu ainda a presença do palestrante Luiz Roberto de Melo Machado e principalmente a parceria com a Controladoria-Geral da União para a realização desta capacitação voltada para os servidores. O Promotor destacou que a CGU ministrará o mesmo curso para Delegados da Polícia Federal.

Nos dois dias de curso, os servidores aprenderão sobre as principais tipologias de fraudes em processos licitatórios e as técnicas de detecção e prevenção. Além dos métodos utilizados na identificação de fraudes e cuidados necessários (exame documental, inspeção física, circularização, indagação oral ou escrita, revisão analítica, etc.).

O curso é realizado no Colégio de Procuradores de Justiça e terá uma carga horária de 16 horas com certificação pela Escola Superior do MPMS.

 

O Palestrante

Luiz Roberto de Melo Machado é Especialista em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos pela ESAF/UFLA, Engenheiro Eletricista pela UFSC, Professor de Políticas Públicas no Curso de Pós-graduação da UCDB, Palestrante no Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – PNLD, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC da Controladoria-Geral da União com mais de 9 anos de experiência, com atuação na área investigativa e de análise de material apreendido, participou de várias Operações Especiais de Combate à Corrupção deflagradas pela CGU, dentre elas, destacam-se a Operação Mãos Limpas (Macapá/AP), Operação Lama Asfáltica, Toque de Midas II, Tarja Preta II (todas em Campo Grande/MS), Operação Proteus (Cuiabá/MT) e Operação Controle de Qualidade (Vitória/ES).

 

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom