A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Gestão de Estagiários de Direito (GED), com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e com a Secretaria-Geral, iniciou nesta quinta-feira (2/6) o curso de “Formação de Estagiários do MPMS”.

O Diretor-Geral da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger, deu as boas-vindas aos estagiários, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Escola Superior e agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e à Administração Superior o apoio e a parceria na realização dos cursos e eventos da entidade.

A Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, Coordenadora da GED, também deu as boas-vindas aos estagiários e falou da importância da realização do curso de formação. “O curso de formação é um sonho antigo e que hoje está se concretizando. Estou muito feliz”.

Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda fez uma breve recordação do início da sua carreira no Ministério Público Estadual como estagiário. Ele destacou que estagiar no MPMS é uma grande oportunidade para conhecer a instituição e suas áreas de atuação, bem como o trabalho desenvolvido pelas pessoas que defendem os interesses da sociedade. Alexandre Magno desejou sucesso aos estagiários e deixou uma mensagem de motivação: “Agarrem a oportunidade, aprendam e façam o seu melhor”.

A Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça e ao Diretor-Geral da ESMP-MS a realização do curso de formação, falou sobre o seu trabalho no Ministério Público Estadual e desejou sucesso aos estagiários nessa nova jornada. “Sejam muito bem-vindos, e agora vocês fazem parte dessa grande instituição que é o Ministério Público”.

Em seguida, a aula inaugural ficou a cargo da Secretária-Geral do MPMS que falou da “Organização Administrativa” do Parquet.

Conteúdo

De acordo com o conteúdo programático, os estagiários de ensino médio, graduação e pós-graduação do MPMS vão participar de atividades educacionais que visam aprimorar sua formação e contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho de suas funções nos estágios.

A capacitação é dividida em nove encontros semanais, com encerramento previsto para o dia 3 de agosto. O curso é em formato EAD (Educação a Distância), com transmissão ao vivo no site da Escola.

Os temas abordados são: O Ministério Público; Organização Administrativa; Organização Funcional do MPE; Gestão e Obrigações do Estagiário; Áreas de Atuação do Ministério Público Estadual; Ética no Serviço Público e Noções Básicas de Cidadania e Qualidade de vida.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista - Assecom MPMS