O Promotor de Justiça Fábio Ianni Goldfinger, representando o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, participou, nessa segunda-feira (17/4), do 1º Encontro Interinstitucional sobre a criação do Centro de Atendimento Integrado em Campo Grande (CAI). O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ).

A mesa de abertura do encontro foi composta pelo Vice-Presidente do TJMS, Dorival Renato Pavan; pela Desembargadora do TJMS Elizabete Anache; pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Conselheiro Jerson Domingos; pelo Promotor de Justiça Fábio Ianni Goldfinger; pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Deputado Gerson Claro; pela Prefeita da Capital, Adriane Lopes; pelo Defensor Público Pedro Paulo Gasparini; e pela Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, Patrícia Cozzolino.

Estiveram presentes no evento, representando o MPMS, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, Procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi; a Coordenadora do Núcleo da Infância e da Juventude, Promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima; e os Promotores de Justiça da Infância e da Juventude de Campo Grande, Paulo Henrique Camargo Iunes, Celso Antônio Botelho de Carvalho e Marcos Alex Vera de Oliveira.

O encontro é o início da parceria para a implantação de espaço que vai reunir, em um mesmo local, os principais programas e serviços voltados para o atendimento integral de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Na pauta do dia estiveram três importantes temas: A Criação do CAI - Centro de Atendimento Integrado da Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência; O Protocolo e o Fluxo de Atendimento Integrado; e Aspectos de Ordem Metodológica da Escuta e do Depoimento Especial.

Na ocasião, foram realizadas duas palestras, a do Secretário de Assistência Social de Vitória da Conquista (BA), Michel Farias, que é especialista em proteção integral às crianças e adolescentes e um dos responsáveis pela criação e implantação do centro integrado daquela cidade; e a do Colaborador do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília e Consultor do Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF-Brasil, Professor Benedito Rodrigues.

No período da tarde, foi realizada uma reunião com os integrantes da rede para definição das tarefas a serem atribuídas a cada um durante o funcionamento do espaço compartilhado.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assecom - MPMS com informações do site do TCE-MS

Fotos: TCE