A Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, promove nesta sexta-feira (28/7) na sede a Procuradoria-Geral de Justiça, o Encontro de Direito Eleitoral, voltado aos Membros que estão designados a realizar os trabalhos nas Eleições 2024. O evento é híbrido, ou seja, presencial e on-line e abrange todo o Estado.
O Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior presidiu a solenidade acompanhado do Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Antonio Siufi Neto; a Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, Cândice Gabriela Arosio e o Procurador Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Luiz Gustavo Mantovani; Promotor de Justiça e Diretor-Geral da ESMP-MS, Fabio Goldfinger; Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo Eleitoral do MPMS, Moisés Casarotto; Promotor de Justiça e do Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Fabricio Secafen Mingati.
Na ocasião foi assinada uma Carta Aberta, entre MPMS, MPT e PRE onde firmaram compromisso na defesa da democracia e da liberdade do voto. Na sequência os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar a palestra do advogado Fernando Gaspar Neisser, que discorreu sobre “Desinformação e propaganda eleitoral na internet”. Os microfones foram abertos aos participantes para sanar dúvidas e interagir.
No período da tarde, aconteceu a palestra “Assédio eleitoral no ambiente do trabalho e suas consequências” feita pela Procuradora do Trabalho da 15ª Procuradoria Regional do Trabalho e Coordenadora Nacional da Coordigualdade do MPT, Danielle Olivares Corrêa. A Procuradora apresentou os tipos de assédio eleitoral e ressaltou a importância da ação do MPT e do MPMS no combate ao crime.
Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista/Assecom MPMS, e Taís Wölfert/Residente em jornalismo