A Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) promoveu durante dois dias, o curso de Inteligência Artificial em Gestão Pública, com carga horária de 11 horas. Destinado exclusivamente aos servidores do MPMS, o curso buscou capacitar os participantes a aplicarem tecnologias de inteligência artificial na melhoria dos processos administrativos e decisórios dentro da instituição. Com uma programação voltada para a inovação na gestão pública, o curso abordou temas essenciais para a compreensão do uso da inteligência artificial no setor público, com foco na eficiência e na otimização dos serviços prestados à população.
O conteúdo programático do curso incluiu a introdução e os fundamentos do PCA (Plano de Contratações Anuais), a elaboração e composição do PCA, além dos papéis e responsabilidades de cada agente envolvido. Também serão abordados o sistema PGC (Plano Geral de Contratação), com suas funcionalidades e perfis de acesso, e a elaboração e gestão do DFD (Documento de Formalização de Demanda), ferramentas essenciais para o planejamento e o controle de processos internos no MPMS.
O curso é ministrado pelo servidor do MPMS, Hermes Alencar de Lima, que é especialista em Licitações e Contratos, agente de contratação, pregoeiro e membro permanente da Coordenaria de Licitações.
Texto e fotos: Ana Carolina Vasques