O XIV Congresso Estadual do Ministério Público de Mato Grosso do Sul foi oficialmente aberto, na tarde desta quinta-feira (28), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Com o tema "O papel do Ministério Público no Desenvolvimento Sustentável das Cidades", o evento reúne membros e servidores do Ministério Público, além de autoridades regionais e nacionais, para promover debates de alto nível e fortalecer a atuação da instituição.

O congresso é resultado de uma parceria entre o Ministério Público Estadual, a Escola Superior do Ministério Público e a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP). Durante a abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, destacou o objetivo do encontro: “Este é um espaço de integração, aprendizagem e construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados pela nossa sociedade.”

Desde sua criação, o evento tornou-se uma plataforma estratégica para o diálogo e a promoção de inovações no âmbito ministerial. O Promotor de Justiça e presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati, destacou a relevância do congresso, que a cada edição aborda temas contemporâneos e de grande impacto. O evento também busca debater os novos desafios do Ministério Público diante do desenvolvimento sustentável das cidades. “Nossa missão é não apenas promover a justiça, mas garantir que ela seja um pilar de sustentabilidade e equidade para todos os cidadãos sul-mato-grossenses”, afirmou Fabio Goldfinger, Diretor-Geral da Escola Superior do Ministério Público.

Neste ano, o encontro conta com a participação de especialistas renomados e o apoio de instituições como o Sebrae, Águas Guariroba e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que estão entre os apoiadores.

Compuseram a mesa de solenidade as seguintes autoridades: Romão Ávila Milhan Junior, Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Fábio Goldfinger, Promotor de Justiça e Diretor-Geral da Escola Superior do Ministério Público; Fabrício Secafen Mingati, Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público; Tarcísio José Sousa Bonfim, Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); Fernando Paes de Campos, Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS); Jerson Domingos, Presidente do Tribunal de Contas do Estado; Rodrigo Perez Ramos, Secretário de Governo e Gestão Estratégica; e Armênia Rodrigues da Silva, Presidente do Sindicato dos Servidores do MPMS.

Programação

O primeiro dia do congresso, destacou os prêmios conquistados por membros e servidores do MPMS ao longo do ano, como o Prêmio CNMP 2024 e o J.EX. A palestra de abertura, intitulada “Felizes ou apressados?”, foi ministrada pelo escritor e comunicador Pedro Salomão. Reconhecido por sua abordagem humanizada em temas como saúde mental e liderança, Salomão discursou sobre o equilíbrio entre produtividade e bem-estar.

Na sequência, o Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos, também Conselheiro Nacional do Ministério Público, mediou o painel “Novos desafios e papel do MP no desenvolvimento sustentável das cidades”, com apresentações de Jaime Elias Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação; Giovani Ferri, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná; e Alexandre Sikinowski Saltz, Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, que participou virtualmente.

O evento segue até amanhã (29), com painéis, discussão e sorteio de livros de autoria de membros do MPMS.

 

Texto: Ana Carolina Vasques
Fotos: Cyro Clemente
Revisão: Rejane Sena