O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), promoveu, na tarde desta terça-feira (17), a reunião de lançamento da Gestão de Valores do MPMS.
A formação reuniu chefias de Secretarias, Departamentos, Centros de Apoio Operacional (CAOs), Grupos, Núcleos e Comissões temáticas da instituição, com o objetivo de capacitar membros e servidores em gestão de valores organizacionais. O processo integra as ações de construção colaborativa do novo Plano Estratégico Institucional (PEI) 2026-2030.
A capacitação foi conduzida pela consultora Ana Cláudia Braga Mendonça, da empresa HUMANT Desenvolvimento Profissional. Ana Cláudia é certificada em Transformação Cultural por Valores pelo Centro Richard Barrett e trouxe uma abordagem focada em cultura organizacional orientada por valores.
Participação e reflexão
De acordo com o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, “Em se tratando da construção de valores, ainda estamos no primeiro passo. Outras reuniões virão até outubro, quando realizaremos o evento construção coletiva do novo Plano Estratégico. Antes eu via os valores como algo estático; hoje percebo o quanto eles podem moldar nossos comportamentos e atitudes positivamente. Se tivermos clareza sobre nossos valores, poderemos nos autoavaliar e alcançar melhores resultados”.
Ele destacou ainda a importância da participação das lideranças: “Como disse Peter Senge, ‘no final do dia, devemos nos perguntar como nossa visão e valores influenciaram as decisões que tomei hoje?’. Se a resposta for negativa, então esses valores não são verdadeiramente vivenciados”.
Atualmente, o MPMS possui nove valores institucionais: credibilidade, ética, probidade, imparcialidade, transparência, efetividade, acessibilidade, independência e responsabilidade social, política e ambiental.
Cultura organizacional orientada por valores
A consultora enfatizou a importância de envolver as pessoas que constroem e vivenciam a instituição. “Empresas bem-sucedidas têm valores fortes. No caso do MPMS, onde não há a lógica do lucro, os valores ganham ainda mais relevância, pois impactam diretamente a sociedade. Está na hora de revisitar os valores atuais e compreender o papel da liderança como modelo de comportamento”, ressaltou.
Ana Cláudia explicou que a transformação cultural de uma organização começa pela transformação pessoal dos seus líderes: “Organizações não se transformam, pessoas sim. E são as pessoas que transformam as instituições”.
Etapas da formação
A formação teve início com um workshop online e foi estruturada em sprints, com objetivos definidos em cada etapa. A primeira sprint, de caráter teórico, apresentou os fundamentos da cultura organizacional orientada por valores.
Referencial metodológico
A metodologia adotada baseia-se no Modelo dos Sete Níveis de Consciência, de Richard Barrett, que se inspira na pirâmide motivacional de Abraham Maslow. Cada nível corresponde a um estágio evolutivo de desenvolvimento pessoal e organizacional.
Segundo a abordagem, os valores devem ser:
Explícitos – expressos em comportamentos observáveis;
Praticados – vivenciados na rotina institucional;
Compartilhados – reconhecidos coletivamente.
Além disso, os elementos da cultura institucional foram categorizados em:
Artefatos: elementos visíveis que materializam a cultura (normas, processos, estruturas, eventos);
Valores: comportamentos praticados e reforçados;
Pressupostos: crenças, percepções e sentimentos implícitos.
A iniciativa representa um passo estratégico na construção do novo PEI, promovendo o alinhamento entre missão, visão e valores, e contribuindo para o fortalecimento da identidade institucional do MPMS.
Texto: Danielle Valentim
Foto: Decom/MPMS
Revisão: Fabrício Judson